EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Solução em Redução de Energia

Obtemos até 30% de redução de energia em 80% dos casos com a abordagem detalhada abaixo:

DIAGNÓSTICO
DIAGNÓSTICO

Essa fase se divide em quatro etapas:

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE OPORTUNIDADES

É identificação dos ativos da empresa sujeitos a submissão das ações de eficiência energética, conduzida de acordo com a seguinte metodologia:

Análise do processo produtivo e a operação das utilidades (imersão na operação da empresa);
Levantamento dos insumos energéticos (Elétricos, Térmicos e Mecânicos);
Perfil de funcionamento, identificando picos de demanda;
Consumos e custos de fontes de energia;
Repartição dos consumos de energia;
Análise Lean Six Sigma.

MEDIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Consiste das medições gráficas em sistemas para verificar a real situação de operação. Mais especificamente será executado o seguinte:

Instalação dos analisadores de energia em equipamentos elétricos;
Medição de potência e corrente em motores e demais equipamentos;
Medição de perdas em sistemas de ar comprimido;
Medição de perdas de calor com termovisores;
Medição de eficiência em caldeiras e sistemas térmicos.

ANÁLISE TÉCNICA E REDIMENSIONAMENTO

É a compilação e análise dos dados levantados para o redimensionamento de equipamentos e sistemas utilizados de forma a determinar a redução de energia.

DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO

É o relatório que compila todas as oportunidades de redução de energia. Ele apresenta as adequações e alterações necessárias para se obter a redução de energia, o memorial de cálculo das análises técnicas e uma avaliação financeira.

FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO

Todo projeto de eficiência energética deve ser viável economicamente e ter um payback abaixo de 6 anos para ser atrativo. Isso significa que a economia obtida com a redução da energia deve ser suficiente para pagar o projeto e ainda reduzir os custos da produção. Com esse cenário favorável, o que não faltam são financiamentos, e no Brasil existem várias linhas especificas de financiamento de eficiência energética:

BNDES FG Energia

Com o objetivo de incentivar a implementação de projetos de eficiência energética, promovendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da produtividade / competitividade das pequenas e médias empre3sas brasileiras, o BNDES lançou o FG Energia.


SAIBA MAIS

BNDES Soluções Tecnológicas

Pode ser implementada logo após as medições de campo e confecção do Diagnostico Energético. Ela financia todos os serviços em até 80%. Essa linha é análoga ao FINAME para serviços especiais.


SAIBA MAIS

BNDES FINAME

Para ações rápidas de trocas de motores e inversores.


SAIBA MAIS

AGERIO ECOEFICIÊNCIA

Apoia investimentos em micro e pequenas empresas do estado do RJ que promovam a eficiência energética, a redução de impactos ambientais e que incluem a sustentabilidade no processo de produção.


SAIBA MAIS

Desenvolve SP Projetos de Eficiência Energética

Projetos de eficiência energética em São Paulo com valores superiores a R$100.000,00, com taxa de juros de 12%.
Além dessas linhas dos bancos e agências de fomento existe o Programa de Eficiência Energética – PEE, que é um programa do Governo Federal que obriga todas as concessionárias de energia elétrica, a destinarem 0,5% do seu faturamento anual para financiar projetos de eficiência energética em seus clientes.
Essa é a maior e a principal linha de financiamento do Brasil.


SAIBA MAIS

IMPLEMENTAÇÃO
Ambio - Eficiência Energética

É fase onde se executam as ações previstas no Diagnostico Energético com os recursos levantado no financiamento. Os tipos possíveis de projetos são:

Substituição de equipamentos

As medições gráficas e análises técnicas indicam que os atuais equipamentos não são eficientes, com isso é feito o dimensionamento e determinado quais equipamentos devem ser substituídos.

Eficiência de processos e redimensionamento

A maioria das industrias e hospitais foram projetados para fazer certos produtos e executar determinados serviços. Ao longo do tempo alguns produtos não são mais fabricados, insumos são trocados, as quantidades produzidas aumentam ou diminuem etc. Esses fatos acabam tornando o projeto original inadequado para a condição atual. É feita uma análise dos atuais processos e a proposição de uma adequação. redimensionamento, automações e recuperação de energia. Essa é a principal fonte de desperdício nas empresas, principalmente relacionada a energia térmica.

Geração distribuída ou troca de fonte de energia

Consiste em modificar o insumo energético para instalação de planta fotovoltaica, troca de combustível de gás natural para biomassa, entre outros.

M & V

O processo de M&V consiste em provar que as ações de eficiência energética realmente reduziram a energia projetada no diagnóstico. Ele é realizado em duas etapas de medição:

Ex-ante

Especifica quais equipamentos serão medidos, como e por quanto tempo. Nessa etapa são determinadas algumas variáveis independentes: o que faz a energia variar; quais os fatores estáticos; o que faz a energia variar e que não é esperado que aconteça.

Ex-Post

Consiste em repetir o mesmo processo após as ações de eficiência energética implementadas.

O M&V é uma etapa importante do processo, pois serve para comprovar as reduções de energia nos financiamentos obtidos e também remunerar as ESCO’s.

O M&V segue um protocolo internacional especifico e deve ser executado por um profissional habilitado certificado pela EVO.

As Chamadas Publicas acontecem uma vez por ano e após a publicação, os projetos devem ser enviados num prazo  máximo de 60 DIAS. Fique atento aos Editais.

SAIBA COMO PARTICIPAR DO PEE
 

O PEE é uma exigência legal que obriga as concessionárias de energia elétrica a financiarem projetos de eficiência energética para seus clientes. Esse financiamento ocorre através de uma Chamada Publica de Projetos com as seguintes características:

1) Os Órgãos Públicos Recebem o recurso por subvenção e as Empresas Privadas recebem um financiamento sem juros, que é pago diretamente na conta de energia;

2) O PEE cobre todos os cursos do projeto: a consultoria da Ambio, a troca de equipamentos, treinamentos, marketing e até o descarte dos materiais;

4) Os projetos passam por uma seleção e a qualidade e experiência da ESCO é um dos critérios principais de pontuação. 

SOLICITE UM CONTATO